Nasce o TID-Brasil

Em data histórica, CNTRV participa da fundação do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento

Escrito por: Redação CNTRV com informações da Rede Brasil Atual • Publicado em: 18/10/2017 - 20:16 • Última modificação: 18/10/2017 - 20:44 Escrito por: Redação CNTRV com informações da Rede Brasil Atual Publicado em: 18/10/2017 - 20:16 Última modificação: 18/10/2017 - 20:44

Roberto Parizotti Assembleia aprova fundação do TID-Brasil

                A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV, protagonizou, ao lado das demais Confederações que compõem o Macrossetor da Indústria da Central, a fundação do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil. A assembleia de fundação foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 18, na sede da CUT, na cidade de São Paulo.

                Com ampla participação de lideranças sindicais de diversos setores, “o TID-Brasil será uma ferramenta para introduzir as pautas dos trabalhadores da indústria nos fóruns de decisão", afirmou o presidente do instituto, Rafael Marques, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em matéria publicada pela Rede Brasil Atual.

                Presidenta da CNTRV e Secretária Geral do Instituto, Cida Trajano reforça a importância da iniciativa: “não há avanço sem organização. Os trabalhadores e trabalhadoras da indústria vivem um dos piores momentos no que se refere a empregabilidade, valorização salarial e garantia de direitos, mas já provamos que é possível virar o jogo e daremos nossa contribuição para reconquistar o desenvolvimento. O TID-Brasil cumprirá o papel de levantar dados - por meio de estudos e pesquisas -  e formular propostas que certamente poderão contribuir para a retomada do crescimento industrial do país”, define.

                Durante a assembleia, a presidenta da Confederação Nacional dos Químicos da CUT, CNQ, Lucineide Varjão, eleita tesoureira do instituto, citou desafios como os vividos atualmente pelos trabalhadores da Petrobras e do setor de papel com a introdução de novas tecnologias e  destacou a fusão, já aprovada, entre os trabalhadores dos ramos químico e do vestuário, na base da CUT. "O mundo caminha para isso, e o movimento sindical precisa acompanhar as transformações."

CONFIRA FOTOS (Créditos de Roberto Parizotti)

Direção

                O TID/Brasil será dirigido pelo presidente Rafael Marques (metalúrgicos); Cida Trajano, secretária geral (vestuário); Lucineide Varjão, tesoureira (químicos); Claudio da Silva Gomes, diretor executivo (construção Civil); Nelson Morelli, diretor executivo (alimentação).

                A sede do Instituto será no local onde funcionava o grêmio dos trabalhadores da Rolls-Royce, em São Bernardo do Campo. Um dos principais motivos do fechamento da empresa foi a defasagem tecnológica. "Achamos que é simbólico iniciar nesse local", comentou Rafael.

                Também participaram da assembleia o presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria Coureira, Calçadista e Vestuarista do Brasil (Fetracovest), José Carlos Guedes, e o presidente da Federação Democrática dos Sapateiros do RS, João Batista Xavier.

 

Título: Nasce o TID-Brasil, Conteúdo:                 A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV, protagonizou, ao lado das demais Confederações que compõem o Macrossetor da Indústria da Central, a fundação do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil. A assembleia de fundação foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 18, na sede da CUT, na cidade de São Paulo.                 Com ampla participação de lideranças sindicais de diversos setores, “o TID-Brasil será uma ferramenta para introduzir as pautas dos trabalhadores da indústria nos fóruns de decisão, afirmou o presidente do instituto, Rafael Marques, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em matéria publicada pela Rede Brasil Atual.                 Presidenta da CNTRV e Secretária Geral do Instituto, Cida Trajano reforça a importância da iniciativa: “não há avanço sem organização. Os trabalhadores e trabalhadoras da indústria vivem um dos piores momentos no que se refere a empregabilidade, valorização salarial e garantia de direitos, mas já provamos que é possível virar o jogo e daremos nossa contribuição para reconquistar o desenvolvimento. O TID-Brasil cumprirá o papel de levantar dados - por meio de estudos e pesquisas -  e formular propostas que certamente poderão contribuir para a retomada do crescimento industrial do país”, define.                 Durante a assembleia, a presidenta da Confederação Nacional dos Químicos da CUT, CNQ, Lucineide Varjão, eleita tesoureira do instituto, citou desafios como os vividos atualmente pelos trabalhadores da Petrobras e do setor de papel com a introdução de novas tecnologias e  destacou a fusão, já aprovada, entre os trabalhadores dos ramos químico e do vestuário, na base da CUT. O mundo caminha para isso, e o movimento sindical precisa acompanhar as transformações. CONFIRA FOTOS (Créditos de Roberto Parizotti) Direção                 O TID/Brasil será dirigido pelo presidente Rafael Marques (metalúrgicos); Cida Trajano, secretária geral (vestuário); Lucineide Varjão, tesoureira (químicos); Claudio da Silva Gomes, diretor executivo (construção Civil); Nelson Morelli, diretor executivo (alimentação).                 A sede do Instituto será no local onde funcionava o grêmio dos trabalhadores da Rolls-Royce, em São Bernardo do Campo. Um dos principais motivos do fechamento da empresa foi a defasagem tecnológica. Achamos que é simbólico iniciar nesse local, comentou Rafael.                 Também participaram da assembleia o presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria Coureira, Calçadista e Vestuarista do Brasil (Fetracovest), José Carlos Guedes, e o presidente da Federação Democrática dos Sapateiros do RS, João Batista Xavier.  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.