Coteminas: Sindicato dos Têxteis de João Pessoa publica carta aberta às autoridades políticas e à população

26/10/2023 - 10:25

Documento reforça pedido por manutenção dos empregos

Confira documento na íntegra: 

Nós trabalhadores e trabalhadoras que fazemos parte da empresa COTEMINAS, nos dirigimos às autoridades paraibanas e toda a população para socializar as dificuldades atualmente enfrentadas.

A Companhia de Tecidos Norte de Minas – COTEMINAS foi fundada em 1967, tendo suas primeiras atividades na Paraíba na década de 90 com a instalação de novas fábricas em Campina Grande e João Pessoa. Em seu apogeu a empresa ofertava mais de 3 mil postos de trabalho e realizava ações de responsabilidade social como o Natal sem Fome. Atualmente a Coteminas mantém cerca de 1060 funcionários ativos na unidade de João Pessoa e 750 funcionários na unidade de Campina Grande.

Desde outubro de 2022 a COTEMINAS está com suas atividades suspensas, tendo os trabalhadores entrado em lay off, várias vezes. Entretanto, no ano em curso 2023 a situação piorou consideravelmente, resultando em salários atrasados; cortes dos incentivos como cesta básica e plano de saúde; férias em atraso; demissão em massa de cerca de 470 trabalhadores que resultou na divisão em até 12 meses das verbas rescisórias e falta do depósito do FGTS.

Além dos prejuízos para os trabalhadores e suas famílias, o desemprego em massa também tem consequências negativas para a economia local e para o conjunto da sociedade. A Coteminas é uma das principais empresas do setor têxtil na Paraíba e sua atividade impacta diretamente na geração de empregos e na arrecadação fiscal do Estado.

A situação exige uma solução rápida e efetiva, tanto por parte da empresa, quanto das autoridades como Governo do Estado e órgãos responsáveis pela proteção dos direitos trabalhistas. O interesse coletivo da categoria dos trabalhadores é pela permanência do funcionamento da empresa e não no fechamento de suas portas por motivo de falência.

 

Assina este documento:

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS DE FIAÇÃO E TECELAGEM DE JOÃO PESSOA