Seminário Macrossetor Indústria: Os 10 Desafios da Política Industrial no Brasil

Tema foi apresentado no Seminário "Desafios da Indústria no Brasil e os Trabalhadores e Trabalhadoras", desenvolvido pelo TID Brasil e Macrossetor da Indústria da CUT, em parceria com a FPA

Escrito por: Redação CNRQ • Publicado em: 15/06/2018 - 12:53 Escrito por: Redação CNRQ Publicado em: 15/06/2018 - 12:53

Adonis Guerra

O professor de economia da USCS, Jefferson José DA Conceição foi um dos palestrantes no Seminário Desafios da indústria no Brasil e os Trabalhadores e Trabalhadoras, na mesa Padrões de Desenvolvimento e a Indústria: importância, instrumentos e desafios. A Mesa foi mediada pelo jornalista Luis Nassif, e contou também com a economista Esther Bermerguy.

Ele representou no evento a USCS e seu Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura e apresentou os 10 desafios que são centrais no debate da Política Industrial no Brasil hoje:

1. Defender a importância de uma Política Industrial no Brasil;

2. Retomar a demanda e o crescimento;

3. Inserir a indústria brasileira nas cadeias globais de valor;

4. Explorar as possibilidades abertas na OMC;

5. Participar da Quarta Revolução Industrial (indústria 4.0);

6. Aumentar a Produtividade;

7. Intensificar a relação governo, setor produtivo e universidades;

8. Constituir Câmaras Setoriais Nacionais e incentivar Arranjos Produtivos Locais (APLs);

9. Controle e regulação do processo de financeirização da economia;

10. Diagnosticar mais precisamente o peso relativo da indústria na economia brasileira e construir novos indicadores, visando o monitoramento, exigências de contrapartidas e fixação de metas para a Política Industrial.

Para o professor, precisamos voltar a discutir os caminhos para o retorno do crescimento brasileiro em bases democráticas e sustentáveis.

Título: Seminário Macrossetor Indústria: Os 10 Desafios da Política Industrial no Brasil, Conteúdo: O professor de economia da USCS, Jefferson José DA Conceição foi um dos palestrantes no Seminário Desafios da indústria no Brasil e os Trabalhadores e Trabalhadoras, na mesa Padrões de Desenvolvimento e a Indústria: importância, instrumentos e desafios. A Mesa foi mediada pelo jornalista Luis Nassif, e contou também com a economista Esther Bermerguy. Ele representou no evento a USCS e seu Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura e apresentou os 10 desafios que são centrais no debate da Política Industrial no Brasil hoje: 1. Defender a importância de uma Política Industrial no Brasil; 2. Retomar a demanda e o crescimento; 3. Inserir a indústria brasileira nas cadeias globais de valor; 4. Explorar as possibilidades abertas na OMC; 5. Participar da Quarta Revolução Industrial (indústria 4.0); 6. Aumentar a Produtividade; 7. Intensificar a relação governo, setor produtivo e universidades; 8. Constituir Câmaras Setoriais Nacionais e incentivar Arranjos Produtivos Locais (APLs); 9. Controle e regulação do processo de financeirização da economia; 10. Diagnosticar mais precisamente o peso relativo da indústria na economia brasileira e construir novos indicadores, visando o monitoramento, exigências de contrapartidas e fixação de metas para a Política Industrial. Para o professor, precisamos voltar a discutir os caminhos para o retorno do crescimento brasileiro em bases democráticas e sustentáveis.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.