Secretária de Juventude da CNTRV assume coordenação de projeto sobre formação de jovens sindicalistas da IndustriALL

Jocelaine é calçadista em Riozinho/RS e atua na organização da juventude trabalhadora

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 11/11/2019 - 18:32 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 11/11/2019 - 18:32

Reprodução IndustriALL

                De 21 a 23 de outubro, na Cidade do México, jovens sindicalistas brasileiros, mexicanos, colombianos e argentinos se reuniram para debater os principais desafios dos trabalhadores e trabalhadoras jovens dos setores representados pela IndustriALL Global Union na América Latina e Caribe. Lideranças da Nicarágua também participaram do evento por meio de web conferência.

                Jocelaine Souza, secretária de Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Vestuário da CUT, CNTRV, participou do evento e assumiu o desafio de coordenar ações voltadas para a juventude trabalhadora no Brasil desenvolvidas pelo projeto denominado “Educação e Potenciação Sindical Regional da Juventude da IndustriALL”,  desenvolvido em parceria com a DGB/Bildungswerk. A DGB é a maior central sindical alemã e uma das mais importantes do mundo.

Ao lado de Daniel Ferrer,  dirigente sindical no setor químico da Força Sindical, Jocelaine  enfrentará o desafio de ampliar a formação sindical e política de jovens sindicalistas da IndustriALL em todas as regiões do país. “Nossa expectativa é de ampliar o número de jovens envolvidos no projeto, assim como contribuir para que mais sindicalistas jovens ocupem os espaços sindicais onde as decisões são tomadas. Acompanhar e ajudar no que for possível para o desenvolvimento das ações planejadas pelos participantes, será uma das prioridades”, destacou.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre os planos de ação desenvolvidos pelos participantes do ramo vestuário da CUT que participam do projeto.

 

O projeto

O projeto, que foi iniciado em 2018 e vai até 2020, tem como objetivo central fortalecer a participação e capacidade organizativa da juventude trabalhadora sindicalista, ampliando e promovendo sua formação em todos os níveis de atuação, desde os locais de trabalho de trabalho até a representação internacional. O programa é desenvolvido de forma simultânea no Brasil, Argentina, Nicarágua, México e Colômbia.

Além dos seminários periódicos, ações sindicais nos locais de trabalho voltadas para a mobilização e organização da juventude trabalhadora fazem parte do processo formativo.   “Essa metodologia possibilita a formação na prática e bons resultados estão sendo observados em todo o país. No meu caso, o projeto teve grande participação no fato de ter sido eleita secretária nacional de Juventude da CNTRV. Precisamos nos capacitar cada vez mais para ocupar esses espaços”, avalia Jocelaine.

Saiba mais AQUI

 

Título: Secretária de Juventude da CNTRV assume coordenação de projeto sobre formação de jovens sindicalistas da IndustriALL, Conteúdo:                 De 21 a 23 de outubro, na Cidade do México, jovens sindicalistas brasileiros, mexicanos, colombianos e argentinos se reuniram para debater os principais desafios dos trabalhadores e trabalhadoras jovens dos setores representados pela IndustriALL Global Union na América Latina e Caribe. Lideranças da Nicarágua também participaram do evento por meio de web conferência.                 Jocelaine Souza, secretária de Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Vestuário da CUT, CNTRV, participou do evento e assumiu o desafio de coordenar ações voltadas para a juventude trabalhadora no Brasil desenvolvidas pelo projeto denominado “Educação e Potenciação Sindical Regional da Juventude da IndustriALL”,  desenvolvido em parceria com a DGB/Bildungswerk. A DGB é a maior central sindical alemã e uma das mais importantes do mundo. Ao lado de Daniel Ferrer,  dirigente sindical no setor químico da Força Sindical, Jocelaine  enfrentará o desafio de ampliar a formação sindical e política de jovens sindicalistas da IndustriALL em todas as regiões do país. “Nossa expectativa é de ampliar o número de jovens envolvidos no projeto, assim como contribuir para que mais sindicalistas jovens ocupem os espaços sindicais onde as decisões são tomadas. Acompanhar e ajudar no que for possível para o desenvolvimento das ações planejadas pelos participantes, será uma das prioridades”, destacou. CLIQUE AQUI e saiba mais sobre os planos de ação desenvolvidos pelos participantes do ramo vestuário da CUT que participam do projeto.   O projeto O projeto, que foi iniciado em 2018 e vai até 2020, tem como objetivo central fortalecer a participação e capacidade organizativa da juventude trabalhadora sindicalista, ampliando e promovendo sua formação em todos os níveis de atuação, desde os locais de trabalho de trabalho até a representação internacional. O programa é desenvolvido de forma simultânea no Brasil, Argentina, Nicarágua, México e Colômbia. Além dos seminários periódicos, ações sindicais nos locais de trabalho voltadas para a mobilização e organização da juventude trabalhadora fazem parte do processo formativo.   “Essa metodologia possibilita a formação na prática e bons resultados estão sendo observados em todo o país. No meu caso, o projeto teve grande participação no fato de ter sido eleita secretária nacional de Juventude da CNTRV. Precisamos nos capacitar cada vez mais para ocupar esses espaços”, avalia Jocelaine. Saiba mais AQUI  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.