Rodas de Conversa buscam construir a prática da luta pelos direitos de trabalhador@s LGBTQIA+

Atividades acontecerão em modo virtual, envolvendo dirigentes e trabalhador@s de base do ramo vestuário, em iniciativa da CNTRV e do Solidarity Center

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 23/09/2021 - 18:08 • Última modificação: 23/09/2021 - 18:47 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 23/09/2021 - 18:08 Última modificação: 23/09/2021 - 18:47

Reprodução

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Uma das mais célebres citações do pensador e educador Paulo Freire traduz a motivação da próxima etapa do projeto da Confederação Nacional das/os Trabalhadoras/es do Ramo Químico (CNTRV-CUT), em parceria com o Solidarity Center e com o apoio da Laudes Foundation, pelo empoderamento dos sindicatos para combater a violência de gênero e a discriminação contra LGBTQIA+ no local de trabalho.

No dia 29 de setembro, quarta-feira, terão início as rodas de conversa com dirigentes, companheiras e companheiros das bases sobre a organização das entidades para colocar em prática a construção de mecanismos de proteção e equidade, a partir dos conhecimentos elaborados nos cursos de formação promovidos ao longo do ano.

“Foram debatidos os direitos constitucionais, dentro e fora do local de trabalho, políticas públicas voltadas a trabalhadoras e trabalhadores LGBTQIA+, os avanços na legislação e os retrocessos e ameaças sob a gestão Bolsonaro. Agora é a vez de trocarmos ideias e construirmos, a partir de experiências, estratégias para colocarmos tudo isso em prática”, explica a presidenta da CNTRV, Cida Trajano.

A inclusão de cláusulas nas convenções coletivas é a principal ferramenta para os avanços, no sentido de garantir, por exemplo, direitos a companheiras/os de trabalhadoras/es em uniões homoafetivas e reconhecimento da identidade de gênero de trabalhadoras e trabalhadores.

“As negociações podem e devem abranger esses temas. Outra questão prática a ser organizada é o acolhimento, por parte dos sindicatos, de LGBTS que são vítimas de violência”, destaca Cida.

ASSISTA A DIVULGAÇÃO AQUI

CALENDÁRIO E INSCRIÇÕES

Serão realizadas 3 rodas de conversas, organizadas a partir de critérios regionais. Como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus, as atividades ocorrerão de modo virtual, diferente da forma como foi concebido o projeto.

 

29/09 - Das 10h às 12h - REGIÃO NORDESTE

Realize sua inscrição AQUI

 

06/10 - Das 19h às 21h - REGIÃO SUDESTE

Realize sua inscrição AQUI

 

13/10 - Das 19h às 21h - REGIÃO SUL

Faça sua inscrição AQUI

 

 

 

Título: Rodas de Conversa buscam construir a prática da luta pelos direitos de trabalhador@s LGBTQIA+, Conteúdo: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Uma das mais célebres citações do pensador e educador Paulo Freire traduz a motivação da próxima etapa do projeto da Confederação Nacional das/os Trabalhadoras/es do Ramo Químico (CNTRV-CUT), em parceria com o Solidarity Center e com o apoio da Laudes Foundation, pelo empoderamento dos sindicatos para combater a violência de gênero e a discriminação contra LGBTQIA+ no local de trabalho. No dia 29 de setembro, quarta-feira, terão início as rodas de conversa com dirigentes, companheiras e companheiros das bases sobre a organização das entidades para colocar em prática a construção de mecanismos de proteção e equidade, a partir dos conhecimentos elaborados nos cursos de formação promovidos ao longo do ano. “Foram debatidos os direitos constitucionais, dentro e fora do local de trabalho, políticas públicas voltadas a trabalhadoras e trabalhadores LGBTQIA+, os avanços na legislação e os retrocessos e ameaças sob a gestão Bolsonaro. Agora é a vez de trocarmos ideias e construirmos, a partir de experiências, estratégias para colocarmos tudo isso em prática”, explica a presidenta da CNTRV, Cida Trajano. A inclusão de cláusulas nas convenções coletivas é a principal ferramenta para os avanços, no sentido de garantir, por exemplo, direitos a companheiras/os de trabalhadoras/es em uniões homoafetivas e reconhecimento da identidade de gênero de trabalhadoras e trabalhadores. “As negociações podem e devem abranger esses temas. Outra questão prática a ser organizada é o acolhimento, por parte dos sindicatos, de LGBTS que são vítimas de violência”, destaca Cida. ASSISTA A DIVULGAÇÃO AQUI CALENDÁRIO E INSCRIÇÕES Serão realizadas 3 rodas de conversas, organizadas a partir de critérios regionais. Como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus, as atividades ocorrerão de modo virtual, diferente da forma como foi concebido o projeto.   29/09 - Das 10h às 12h - REGIÃO NORDESTE Realize sua inscrição AQUI   06/10 - Das 19h às 21h - REGIÃO SUDESTE Realize sua inscrição AQUI   13/10 - Das 19h às 21h - REGIÃO SUL Faça sua inscrição AQUI      



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.