Representante sindical do Sri Lanka visita o Brasil

Na agenda, encontro com trabalhadores e lideranças do ramo vestuário

Escrito por: Josenildo Melo/João Andrade • Publicado em: 04/12/2015 - 09:47 Escrito por: Josenildo Melo/João Andrade Publicado em: 04/12/2015 - 09:47

O Cingalês Warahena Liyanage Don Marcus, representante dos trabalhadores do setor da Indústria no Sri Lanka, esteve no Brasil em intercâmbio sindical promovido pela IndústriALL (Federação Mundial dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis, Metalúrgicas e Químicas). Marcus Anton, como prefere ser chamado, chegou no dia 18 de novembro e cumpriu uma agenda bastante extensa com o movimento sindical brasileiro.

 

Uma dos primeiros compromissos de Anton foi sua participação na Assembleia dos trabalhadores da fábrica Ansell – Hercules, em São Bernardo do Campo, cidade localizada no ABC paulista. Na ocasião, Anton falou sobre a campanha da IndustriALL contra o desrespeito à organização sindical promovido pela empresa em países como Austrália, Sri Lanka e outros.  “A nossa luta tem que ser internacional, pois a cada dia os trabalhadores vêm sofrendo com o capitalismo que aprofunda a precarização nas relações e condições de trabalho. Isso acontece no mundo todo”, ressaltou o sindicalista.

 

Visitas

Anton visitou a  sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de confecções do ABC, localizada na cidade de Santo André. As dirigentes Cidinha Ferreira e Fabiana Nobre o acolheram em nome da diretoria da entidade.

 

A visita teve pauta voltada às formas de organização sindical no Brasil e a atuação do Sindicato para fortalecer a sindicalização, organização sindical e atuação política junto aos trabalhadores e trabalhadoras.

 

“Trocar experiências com o companheiro Marcus Anton e conhecer a realidade dos trabalhadores nas indústrias de Confecções do Sri Lanka, é fundamental para avançar na nossa solidariedade sindical internacional”, afirmou Cidinha Ferreira, Presidenta do Sindicato.

 

CNTV e CUT também foram visitadas

Ainda em São Paulo, Marcus Anton se propôs a conhecer a atuação política e o funcionamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vestuários da CUT,  a CNTV.

 

A Presidenta da entidade, Cida Trajano e o Secretária de Finanças José Carlos Guedes, dialogaram com o sindicalista acerca do fortalecimento do ramo têxtil brasileiro na IndustriALL e o avanço das ações sindicais em nível internacional, especialmente entre Brasil e Sri Lanka.

 

 

Encerrando sua agenda em São Paulo, Anton conheceu o trabalho da Central Única dos Trabalhadores na área das relações internacionais. Ele foi recebido pelos assessores Alexandre Bento, Thiago Maeda e Ricardo Jaques, que promoveram um caloroso diálogo sobre a importância da solidariedade de classe e troca de experiências entre as organizações sindicais de todo em todos os continentes.

Título: Representante sindical do Sri Lanka visita o Brasil, Conteúdo: O Cingalês Warahena Liyanage Don Marcus, representante dos trabalhadores do setor da Indústria no Sri Lanka, esteve no Brasil em intercâmbio sindical promovido pela IndústriALL (Federação Mundial dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis, Metalúrgicas e Químicas). Marcus Anton, como prefere ser chamado, chegou no dia 18 de novembro e cumpriu uma agenda bastante extensa com o movimento sindical brasileiro.   Uma dos primeiros compromissos de Anton foi sua participação na Assembleia dos trabalhadores da fábrica Ansell – Hercules, em São Bernardo do Campo, cidade localizada no ABC paulista. Na ocasião, Anton falou sobre a campanha da IndustriALL contra o desrespeito à organização sindical promovido pela empresa em países como Austrália, Sri Lanka e outros.  “A nossa luta tem que ser internacional, pois a cada dia os trabalhadores vêm sofrendo com o capitalismo que aprofunda a precarização nas relações e condições de trabalho. Isso acontece no mundo todo”, ressaltou o sindicalista.   Visitas Anton visitou a  sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de confecções do ABC, localizada na cidade de Santo André. As dirigentes Cidinha Ferreira e Fabiana Nobre o acolheram em nome da diretoria da entidade.   A visita teve pauta voltada às formas de organização sindical no Brasil e a atuação do Sindicato para fortalecer a sindicalização, organização sindical e atuação política junto aos trabalhadores e trabalhadoras.   “Trocar experiências com o companheiro Marcus Anton e conhecer a realidade dos trabalhadores nas indústrias de Confecções do Sri Lanka, é fundamental para avançar na nossa solidariedade sindical internacional”, afirmou Cidinha Ferreira, Presidenta do Sindicato.   CNTV e CUT também foram visitadas Ainda em São Paulo, Marcus Anton se propôs a conhecer a atuação política e o funcionamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vestuários da CUT,  a CNTV.   A Presidenta da entidade, Cida Trajano e o Secretária de Finanças José Carlos Guedes, dialogaram com o sindicalista acerca do fortalecimento do ramo têxtil brasileiro na IndustriALL e o avanço das ações sindicais em nível internacional, especialmente entre Brasil e Sri Lanka.     Encerrando sua agenda em São Paulo, Anton conheceu o trabalho da Central Única dos Trabalhadores na área das relações internacionais. Ele foi recebido pelos assessores Alexandre Bento, Thiago Maeda e Ricardo Jaques, que promoveram um caloroso diálogo sobre a importância da solidariedade de classe e troca de experiências entre as organizações sindicais de todo em todos os continentes.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.