Oxfam apresenta dados sobre desigualdade social em seminário sobre conjuntura

O estudo da organização mostra que a riqueza do 1% é derivada de atividades em poucos setores.

Escrito por: Instituto Observatório Social • Publicado em: 15/04/2016 - 13:44 Escrito por: Instituto Observatório Social Publicado em: 15/04/2016 - 13:44

 

 

 

 

 

A estatística do Credit Suisse, uma das mais confiáveis instituições financeiras do mundo, apontam que 1% da população mundial, aqueles que têm um patrimônio avaliado em 760.000 dólares (2,96 milhões de reais), possuem tanto dinheiro líquido e investido quanto o 99% restante da população mundial. Ou seja, 50% da riqueza produzida no planeta está na mão de 1% da população, enquanto os outros 50% são divididos em parte desiguais pelos outros 99% da população. Números que vem aumentando desde o início da Grande Recessão, em 2008. Os dados estão num relatório elaborado pela Oxfam e foram apresentados pela diretora no Brasil, Kátia Maia, na tarde de hoje, 14, durante o seminário "Os Desafios da Ação Frente às Multinacionais na Atual Conjuntura".

De acordo com ela, é impossível conviver com o fato de que 85 pessoas mais ricas do mundo são donas do equivalente ao que tem metade da população mais pobre do planeta. "São números assustadores", revelou. "Mais que isso, expressam uma profunda injustiça sobre a qual o nosso planeta está assentado". 

Para Kátia, a Oxfam acredita ser necessário que os governos trabalharem para seus cidadãos, principalmente no que se refere à redução da desigualdade, a promoção dos direitos e a igualdade econômica das mulheres; e o objetivo de o mundo todo ter serviços gratuitos de saúde e educação.

O estudo da organização mostra que a riqueza do 1% é derivada de atividades em poucos setores. Principais são finanças e seguros seguido por serviços médicos e indústria farmacêutica com grande crescimento em 2013 e 2014. 

Confira a íntegra do estudo aqui

Título: Oxfam apresenta dados sobre desigualdade social em seminário sobre conjuntura, Conteúdo:           A estatística do Credit Suisse, uma das mais confiáveis instituições financeiras do mundo, apontam que 1% da população mundial, aqueles que têm um patrimônio avaliado em 760.000 dólares (2,96 milhões de reais), possuem tanto dinheiro líquido e investido quanto o 99% restante da população mundial. Ou seja, 50% da riqueza produzida no planeta está na mão de 1% da população, enquanto os outros 50% são divididos em parte desiguais pelos outros 99% da população. Números que vem aumentando desde o início da Grande Recessão, em 2008. Os dados estão num relatório elaborado pela Oxfam e foram apresentados pela diretora no Brasil, Kátia Maia, na tarde de hoje, 14, durante o seminário "Os Desafios da Ação Frente às Multinacionais na Atual Conjuntura". De acordo com ela, é impossível conviver com o fato de que 85 pessoas mais ricas do mundo são donas do equivalente ao que tem metade da população mais pobre do planeta. "São números assustadores", revelou. "Mais que isso, expressam uma profunda injustiça sobre a qual o nosso planeta está assentado".  Para Kátia, a Oxfam acredita ser necessário que os governos trabalharem para seus cidadãos, principalmente no que se refere à redução da desigualdade, a promoção dos direitos e a igualdade econômica das mulheres; e o objetivo de o mundo todo ter serviços gratuitos de saúde e educação. O estudo da organização mostra que a riqueza do 1% é derivada de atividades em poucos setores. Principais são finanças e seguros seguido por serviços médicos e indústria farmacêutica com grande crescimento em 2013 e 2014.  Confira a íntegra do estudo aqui. 



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.