Novembro Azul: Sapateiros do Rio Grande do Sul se mobilizam contra o Câncer de Próstata

Dezenas de trabalhadores participaram de Seminário Temático na cidade de Sapiranga

Escrito por: João Andrade (Comunicação CNTV) • Publicado em: 23/11/2015 - 18:48 Escrito por: João Andrade (Comunicação CNTV) Publicado em: 23/11/2015 - 18:48

 

No dia 21 de novembro, cerca de 80 trabalhadores do setor de calçados da região metropolitana de Porto Alegre/RS participaram de um Seminário Temático sobre o Câncer de Próstata. A atividade foi realizada pela Federação Democrática dos Sapateiros do RS e faz parte da campanha mundial de combate à doença.

 

Dr. Paulo, Médico UrologistaDr. Paulo, Médico UrologistaReunidos no auditório do Sindicato dos Sapateiros de Sapariranga, os trabalhadores ouviram a palestra do Dr. Paulo Braga, Médico Urologista. Para o Presidente da Federação e Vice-Presidente da CNTV/CUT, João Batista Xavier da Silva, além da conscientização popular,   estas iniciativas fazem com que os sindicatos cumpram seu papel social, neste caso, debatendo saúde pública. “O evento foi muito participativo. Os trabalhadores fizeram inúmeras perguntas e tiraram dúvidas. Acredito que eles saíram do Seminário com a mente mais aberta. O preconceito, neste caso, pode matar e os sindicatos tem um papel importante para que cada vez mais trabalhadores sejam conscientizados sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e outras doenças”, analisou Batista.

 

Novembro Azul

O mês de novembro é marcado por eventos que levam a população masculina a ter iniciativas de prevenção contra o câncer de próstata.  Especialistas apontam que os homens não costumam procurar os profissionais médicos com regularidade e isso dificulta a prevenção da doença.

 

Batista, Vice-Presidente da CNTV/CUT dialogando com os trabalhadoresBatista, Vice-Presidente da CNTV/CUT dialogando com os trabalhadoresOutro fator impeditivo é o cultural já que muitos homens ainda se apoiam no machismo e na timidez para não realizar exames preventivos como o de toque, por exemplo. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O uro-oncologista Homero Oliveira de Arruda, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), avisa que o pico de ocorrência da doença acontece geralmente a partir dos 60 anos. “É uma doença típica do envelhecimento masculino. Além disso, vale destacar que homens obesos têm mais chances de apresentar o problema”.

Título: Novembro Azul: Sapateiros do Rio Grande do Sul se mobilizam contra o Câncer de Próstata, Conteúdo:   No dia 21 de novembro, cerca de 80 trabalhadores do setor de calçados da região metropolitana de Porto Alegre/RS participaram de um Seminário Temático sobre o Câncer de Próstata. A atividade foi realizada pela Federação Democrática dos Sapateiros do RS e faz parte da campanha mundial de combate à doença.   Reunidos no auditório do Sindicato dos Sapateiros de Sapariranga, os trabalhadores ouviram a palestra do Dr. Paulo Braga, Médico Urologista. Para o Presidente da Federação e Vice-Presidente da CNTV/CUT, João Batista Xavier da Silva, além da conscientização popular,   estas iniciativas fazem com que os sindicatos cumpram seu papel social, neste caso, debatendo saúde pública. “O evento foi muito participativo. Os trabalhadores fizeram inúmeras perguntas e tiraram dúvidas. Acredito que eles saíram do Seminário com a mente mais aberta. O preconceito, neste caso, pode matar e os sindicatos tem um papel importante para que cada vez mais trabalhadores sejam conscientizados sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e outras doenças”, analisou Batista.   Novembro Azul O mês de novembro é marcado por eventos que levam a população masculina a ter iniciativas de prevenção contra o câncer de próstata.  Especialistas apontam que os homens não costumam procurar os profissionais médicos com regularidade e isso dificulta a prevenção da doença.   Outro fator impeditivo é o cultural já que muitos homens ainda se apoiam no machismo e na timidez para não realizar exames preventivos como o de toque, por exemplo. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O uro-oncologista Homero Oliveira de Arruda, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), avisa que o pico de ocorrência da doença acontece geralmente a partir dos 60 anos. “É uma doença típica do envelhecimento masculino. Além disso, vale destacar que homens obesos têm mais chances de apresentar o problema”.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.