No 1º de maio, centrais vão convocar greve geral contra reforma da Previdência

O dia 14 de junho é a data indicativa aprovada pela CUT e demais centrais para a paralisação dos trabalhadores em defesa das aposentadorias. Veja no final onde serão os atos do 1º de maio

Escrito por: Redação CUT • Publicado em: 30/04/2019 - 19:02 • Última modificação: 30/04/2019 - 19:09 Escrito por: Redação CUT Publicado em: 30/04/2019 - 19:02 Última modificação: 30/04/2019 - 19:09

Reprodução CUT

No dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, a CUT e demais centrais sindicais – Força Sindical, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, Nova Central, CGTB, CSB e UGT -, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, vão anunciar a data da greve geral que paralisará o país contra a reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL). A data indicativa para a paralisação é o dia 14 de junho.

Saiba Mais

A reforma que Bolsonaro diz que quer fazer para combater privilégios praticamente acaba com o direito à aposentadoria de milhões de trabalhadores, e atinge em especial os rurais e os mais pobres. Se o Congresso Nacional aprovar o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 006/2019, além da obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres, o valor das aposentadorias será drasticamente rebaixado. Para ter acesso ao benefício integral, os trabalhadores e trabalhadoras terão de contribuir por, pelo menos, 40 anos.

1º de maio em todo Brasil

Os atos do 1º de maio que anunciarão aos trabalhadores e trabalhadoras a agenda de luta contra o fim da aposentadoria ocorrerão em todo o Brasil. Em São Paulo, será no Vale do Anhangabaú, a partir das 10h. O ato político será realizado em três blocos durante o período da manhã, com o anúncio oficial da greve por volta das 13h, seguido de apresentações culturais.

Entre as atrações musicais, já confirmaram presença Ludmilla, Leci Brandão, Marília Cecília e Rodolfo, Roberta Miranda, Felipe Araújo, Guilherme e Santiago, Yasmin Santos, Toninho Geraes, Dj Evelyn Cristina e Mistura Popular.

> Baixe aqui os materiais de divulgação do 1º de maio 

É a primeira vez na história que as centrais sindicais brasileiras se unem em um ato unificado de 1º de maio, especialmente para lutar em defesa do direito à aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras.

Para o Secretário-Geral da CUT, Sérgio Nobre, essa unidade é fundamental para barrar a reforma da Previdência e, por isso, “é importante a realização de grandes atos do 1º de maio no Brasil inteiro”.

“Estamos construindo a greve geral e a realização de atos unitários em diversas cidades neste 1º de maio é mais uma demonstração de unidade, que será decisiva para barrar os retrocessos contra a classe trabalhadora, em especial a reforma da Previdência”, diz Sérgio.

15 de maio, Dia Nacional de Luta

Ainda como parte da agenda de luta, as centrais sindicais já aprovaram a convocação de um Dia Nacional de Luta no dia 15 de maio, quando terá início a greve geral dos professores e professoras.

“Será uma paralisação importante para a construção da greve geral da classe trabalhadora brasileira”, afirma o Secretário-Geral da CUT.

Confira onde serão os atos do 1º de maio nos demais estados do país (em atualização):

BAHIA

14h - 1º de maio unificado no Farol da Barra, em Salvador.

 

BRASÍLIA

13h – Ato do 1º de maio da classe trabalhadora no Taguaparque, com apresentações culturais de Vanessa da Mata, Odair José, Israel e Rodolffo, entre outras atrações locais.

No 1º de maio também será celebrado os 40 anos do Sindicato dos Professores de Brasília (Sinpro-DF).

 

CEARÁ

15h -  Concentração na Avenida Beira Mar, próximo ao espigão da Rui Barbosa,e ato unificado na Praia de Iracema, em Fortaleza, ao lado do Centro Cultural Belchior Largo Luis Assunção.

 

ESPÍRITO SANTO

Vitória

8h30 - Praça Costa Pereira (centro)

Cariacica

8h30 - Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Vila Palestina

 

GOIÁS

14h – Concentração na Praça Cívica, em frente ao Coreto.

17h - Ato político e atividades culturais com shows e outras atrações na Praça Universitária.

 

MATO GROSSO

16h – Ato político e cultural, com artistas regionais, na Praça Cultural do Bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.

 

MATO GROSSO DO SUL

9h às 12h – Ato unificado do 1º de maio na Rua Anacá com a Rua Barueri, bairro Moreninha II.

 

MINAS GERAIS

Contagem

7h – Missa do Trabalhador, na Praça da Cemig - Cidade Industrial, com ato e marcha após a missa

Venda Nova

9h – Carreata em frente à Praça da Matris, centro

Santa Luzia

8h – Praça da Juventude - Bairro Cristina B

 

PARÁ

9h – Ato do 1º de maio no Mercado de São Brás, em Belém.

 

PARAÍBA

14h – Caminhada com concentração em frente ao Centro de Zoonoses dos Bancários.

17 – Ato cultural no Mercado Público de Mangabeira.

 

PARANÁ

8h – Café da manhã, celebração ecumênica e caminhada, na Paróquia São João Batista, Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 698, Bairro Rebouças.

 

PERNAMBUCO 

9h - Concentração na Praça do Derby, em Recife.

 

PIAUÍ

8h - Ato do 1º de maio na Praça da Integração – C.S.U do Parque Piauí, em Teresina.

 

RIO DE JANEIRO

9h às 14h - Ato na Praça Mauá, com barraquinhas para coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, além de outras atividades organizadas pelos sindicatos e movimentos populares.

14h às 17h - Os trabalhadores e trabalhadoras sairão em bloco pelas ruas, intercalando bloco e fala política das centrais sindicais e movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.

 

SERGIPE

8h - Concentração do ato na Praça da Juventude - Conjunto Augusto Franco. Em seguida, caminhada em direção aos Arcos da Orla de Atalaia, onde ocorrerá um ato político e cultural com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência.

 

RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre 

14h – Concentração na Rótula das Cuias
15h - Caminhada na Orla do Guaíba

16h – Ato na Rótula do Gasômetro

Caxias do Sul 

14h – Ato nos Pavilhões da Festa da Uva

Bagé 

14h – Concentração na Praça do Coreto, com aminhada pela Avenida 7 de Setembro;

Erechim 

10h – Concentração no Bairro Atlântico

Passo Fundo

14h às 17h – Ato no Parque da Gare

Pelotas

14h às 18h - Ato com mateada e atividades artísticas na Praça Dom Antônio Zattera

Santa Maria

10h às 17h – Atividades com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, no bairro Santa Marta.

Ijuí 

14h – Concentração seguida de ato na Praça Central.

Rio Grande – (a definir)

 

SANTA CATARINA

Florianópolis

9h – Concentração no Parque do Maciço do Morro da Cruz

9h30 – Atividades Culturais

10h – Culto Ecumênico

11h – Panfletagem e diálogo com a comunidade sobre a Reforma da Previdência

Palhoça

14h - no Campo de Futebol Frei Damião, com atividades culturais, recreação para as crianças e debate sobre a Reforma da Previdência

Blumenau

15h - Ato público unificado na Praça da Prefeitura

Chapecó

15h – Sindicato dos Bancários de Chapecó (Rua Porto Alegre, esquina com Benjamim Constant)

Lages

Ocupa Calçadão em defesa da Previdência Pública e dos direitos dos Trabalhadores

Local: Calçadão Centro de Lages (Em frente ao Banco do Brasil)

15h - Concentração

15h30 - Atividade Cultural

15h45 - Debate 'Impactos da Reforma da Previdência n@s Trabalhador@s da Iniciativa Privada'

16h30 - Intervenção Cultural

16h40 - Debate 'Impactos da Reforma da Previdência n@s Trabalhador@s do Serviço Público'

17h15 - Intervenção cultural

17h25 - Debate 'Impactos da Reforma da Previdência na Vida das das Mulheres'

18h - Intervenção cultural e final da atividade.

Caçador 

Roda de conversa com chimarrão em defesa dos direitos no parque central de Caçador

 

SÃO PAULO (região metropolitana e inteiror)

Campinas 

9h30 – Concentração no Largo do Pará com caminhada até o Largo da Catedral

10h30 – Ato no Largo da Catedral

11h – Ida ao 1º de maio em São Paulo, no Vale do Anhangabaú 

*A Missa dos Trabalhadores na Catedral será das 9h às 10h30

Osasco

6h30 - 11º Desafio dos Trabalhadores, tradicional corrida e caminhada de rua do dia 1º de maio, com concentração a partir das 6h30.

Ribeirão Preto

9h - Debate "A Conjuntura Política e como Organizar a Luta" no Assentamento Mário Lago na Estrada Ernesto Che Guevara, Ribeirão Preto – Centro de Formação 

9h - Debate “Atualização Reforma da Previdência" no Clube dos Comerciários - Rua Ézio Lucchiari, 500 – Parque São Sebastião

16h – Ato político na Esplanada Pedro II - Rua Álvares Cabral, 370 - Centro

São Bernardo do Campo

Ação Inter-religiosa

9h - Concentração na Rua João Basso, 231, com procissão até a Igreja da Matriz

9h30 - Missa

São Carlos

9h - Ato na Praça do Mercado Municipal

Sorocaba

14h às 22h - O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) organiza um ato político-cultural no Parque dos Espanhóis, com a presença de Ana Cañas, Detonautas, Francisco El Hombre, entre outros.

Título: No 1º de maio, centrais vão convocar greve geral contra reforma da Previdência, Conteúdo: No dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, a CUT e demais centrais sindicais – Força Sindical, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, Nova Central, CGTB, CSB e UGT -, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, vão anunciar a data da greve geral que paralisará o país contra a reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL). A data indicativa para a paralisação é o dia 14 de junho. Saiba Mais Entenda como a reforma da Previdência afeta a sua vida Aposentado que recebe R$ 2.231,00 é rico, diz governo Bolsonaro A reforma que Bolsonaro diz que quer fazer para combater privilégios praticamente acaba com o direito à aposentadoria de milhões de trabalhadores, e atinge em especial os rurais e os mais pobres. Se o Congresso Nacional aprovar o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 006/2019, além da obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres, o valor das aposentadorias será drasticamente rebaixado. Para ter acesso ao benefício integral, os trabalhadores e trabalhadoras terão de contribuir por, pelo menos, 40 anos. 1º de maio em todo Brasil Os atos do 1º de maio que anunciarão aos trabalhadores e trabalhadoras a agenda de luta contra o fim da aposentadoria ocorrerão em todo o Brasil. Em São Paulo, será no Vale do Anhangabaú, a partir das 10h. O ato político será realizado em três blocos durante o período da manhã, com o anúncio oficial da greve por volta das 13h, seguido de apresentações culturais. Entre as atrações musicais, já confirmaram presença Ludmilla, Leci Brandão, Marília Cecília e Rodolfo, Roberta Miranda, Felipe Araújo, Guilherme e Santiago, Yasmin Santos, Toninho Geraes, Dj Evelyn Cristina e Mistura Popular. > Baixe aqui os materiais de divulgação do 1º de maio  É a primeira vez na história que as centrais sindicais brasileiras se unem em um ato unificado de 1º de maio, especialmente para lutar em defesa do direito à aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras. Para o Secretário-Geral da CUT, Sérgio Nobre, essa unidade é fundamental para barrar a reforma da Previdência e, por isso, “é importante a realização de grandes atos do 1º de maio no Brasil inteiro”. “Estamos construindo a greve geral e a realização de atos unitários em diversas cidades neste 1º de maio é mais uma demonstração de unidade, que será decisiva para barrar os retrocessos contra a classe trabalhadora, em especial a reforma da Previdência”, diz Sérgio. 15 de maio, Dia Nacional de Luta Ainda como parte da agenda de luta, as centrais sindicais já aprovaram a convocação de um Dia Nacional de Luta no dia 15 de maio, quando terá início a greve geral dos professores e professoras. “Será uma paralisação importante para a construção da greve geral da classe trabalhadora brasileira”, afirma o Secretário-Geral da CUT. Confira onde serão os atos do 1º de maio nos demais estados do país (em atualização): BAHIA 14h - 1º de maio unificado no Farol da Barra, em Salvador.   BRASÍLIA 13h – Ato do 1º de maio da classe trabalhadora no Taguaparque, com apresentações culturais de Vanessa da Mata, Odair José, Israel e Rodolffo, entre outras atrações locais. No 1º de maio também será celebrado os 40 anos do Sindicato dos Professores de Brasília (Sinpro-DF).   CEARÁ 15h -  Concentração na Avenida Beira Mar, próximo ao espigão da Rui Barbosa,e ato unificado na Praia de Iracema, em Fortaleza, ao lado do Centro Cultural Belchior Largo Luis Assunção.   ESPÍRITO SANTO Vitória 8h30 - Praça Costa Pereira (centro) Cariacica 8h30 - Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Vila Palestina   GOIÁS 14h – Concentração na Praça Cívica, em frente ao Coreto. 17h - Ato político e atividades culturais com shows e outras atrações na Praça Universitária.   MATO GROSSO 16h – Ato político e cultural, com artistas regionais, na Praça Cultural do Bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.   MATO GROSSO DO SUL 9h às 12h – Ato unificado do 1º de maio na Rua Anacá com a Rua Barueri, bairro Moreninha II.   MINAS GERAIS Contagem 7h – Missa do Trabalhador, na Praça da Cemig - Cidade Industrial, com ato e marcha após a missa Venda Nova 9h – Carreata em frente à Praça da Matris, centro Santa Luzia 8h – Praça da Juventude - Bairro Cristina B   PARÁ 9h – Ato do 1º de maio no Mercado de São Brás, em Belém.   PARAÍBA 14h – Caminhada com concentração em frente ao Centro de Zoonoses dos Bancários. 17 – Ato cultural no Mercado Público de Mangabeira.   PARANÁ 8h – Café da manhã, celebração ecumênica e caminhada, na Paróquia São João Batista, Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 698, Bairro Rebouças.   PERNAMBUCO  9h - Concentração na Praça do Derby, em Recife.   PIAUÍ 8h - Ato do 1º de maio na Praça da Integração – C.S.U do Parque Piauí, em Teresina.   RIO DE JANEIRO 9h às 14h - Ato na Praça Mauá, com barraquinhas para coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, além de outras atividades organizadas pelos sindicatos e movimentos populares. 14h às 17h - Os trabalhadores e trabalhadoras sairão em bloco pelas ruas, intercalando bloco e fala política das centrais sindicais e movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.   SERGIPE 8h - Concentração do ato na Praça da Juventude - Conjunto Augusto Franco. Em seguida, caminhada em direção aos Arcos da Orla de Atalaia, onde ocorrerá um ato político e cultural com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência.   RIO GRANDE DO SUL Porto Alegre  14h – Concentração na Rótula das Cuias 15h - Caminhada na Orla do Guaíba 16h – Ato na Rótula do Gasômetro Caxias do Sul  14h – Ato nos Pavilhões da Festa da Uva Bagé  14h – Concentração na Praça do Coreto, com aminhada pela Avenida 7 de Setembro; Erechim  10h – Concentração no Bairro Atlântico Passo Fundo 14h às 17h – Ato no Parque da Gare Pelotas 14h às 18h - Ato com mateada e atividades artísticas na Praça Dom Antônio Zattera Santa Maria 10h às 17h – Atividades com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, no bairro Santa Marta. Ijuí  14h – Concentração seguida de ato na Praça Central. Rio Grande – (a definir)   SANTA CATARINA Florianópolis 9h – Concentração no Parque do Maciço do Morro da Cruz 9h30 – Atividades Culturais 10h – Culto Ecumênico 11h – Panfletagem e diálogo com a comunidade sobre a Reforma da Previdência Palhoça 14h - no Campo de Futebol Frei Damião, com atividades culturais, recreação para as crianças e debate sobre a Reforma da Previdência Blumenau 15h - Ato público unificado na Praça da Prefeitura Chapecó 15h – Sindicato dos Bancários de Chapecó (Rua Porto Alegre, esquina com Benjamim Constant) Lages Ocupa Calçadão em defesa da Previdência Pública e dos direitos dos Trabalhadores Local: Calçadão Centro de Lages (Em frente ao Banco do Brasil) 15h - Concentração 15h30 - Atividade Cultural 15h45 - Debate Impactos da Reforma da Previdência n@s Trabalhador@s da Iniciativa Privada 16h30 - Intervenção Cultural 16h40 - Debate Impactos da Reforma da Previdência n@s Trabalhador@s do Serviço Público 17h15 - Intervenção cultural 17h25 - Debate Impactos da Reforma da Previdência na Vida das das Mulheres 18h - Intervenção cultural e final da atividade. Caçador  Roda de conversa com chimarrão em defesa dos direitos no parque central de Caçador   SÃO PAULO (região metropolitana e inteiror) Campinas  9h30 – Concentração no Largo do Pará com caminhada até o Largo da Catedral 10h30 – Ato no Largo da Catedral 11h – Ida ao 1º de maio em São Paulo, no Vale do Anhangabaú  *A Missa dos Trabalhadores na Catedral será das 9h às 10h30 Osasco 6h30 - 11º Desafio dos Trabalhadores, tradicional corrida e caminhada de rua do dia 1º de maio, com concentração a partir das 6h30. Ribeirão Preto 9h - Debate A Conjuntura Política e como Organizar a Luta no Assentamento Mário Lago na Estrada Ernesto Che Guevara, Ribeirão Preto – Centro de Formação  9h - Debate “Atualização Reforma da Previdência no Clube dos Comerciários - Rua Ézio Lucchiari, 500 – Parque São Sebastião 16h – Ato político na Esplanada Pedro II - Rua Álvares Cabral, 370 - Centro São Bernardo do Campo Ação Inter-religiosa 9h - Concentração na Rua João Basso, 231, com procissão até a Igreja da Matriz 9h30 - Missa São Carlos 9h - Ato na Praça do Mercado Municipal Sorocaba 14h às 22h - O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) organiza um ato político-cultural no Parque dos Espanhóis, com a presença de Ana Cañas, Detonautas, Francisco El Hombre, entre outros.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.