Macrossetor: Mulheres debatem impactos da Reforma Trabalhista

“A Reforma trabalhista é cruel para todos. Mas é ainda pior para as mulheres”, avalia Cida Trajano

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 22/11/2017 - 12:39 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 22/11/2017 - 12:39

Divulgação Macrossetor da Indústria da CUT Encontro reuniu lideranças dos ramos que compõem o macrossetor da indústria da CUT

São Paulo: O Macrossetor da Indústria da CUT, que reúne os ramos vestuário, químico, alimentação, metalúrgico, construção civil e mobiliário, realizou um Encontro de Mulheres para debater ações contra os impactos da Reforma Trabalhista à mulher trabalhadora. A atividade ocorreu na sede da Central Única dos Trabalhadores, CUT, nesta terça-feira, 21.

Cida Trajano, presidenta da CNTRV. falou às participantes sobre os prováveis impactos da Reforma Trabalhista nos setores que compõem o Ramo Vestuário. Dentre as maiores preocupações estão a terceirização, a legalização do trabalho home office (que representa o aprofundamento da precarização das relações trabalhistas em setores como calçados e confecções), a permanência de mulheres grávidas e lactantes em locais insalubres, o fim da obrigatoriedade do intervalo para amamentação e o trabalho intermitente.

“Lamentavelmente, a Reforma Trabalhista é ainda mais cruel para as mulheres. Esta legislação escancara as portas para o trabalho precário e poderá reduzir ainda mais a renda das mulheres trabalhadoras, que já é inferior à dos homens em diversos setores produtivos, dentre eles, a indústria”, ressaltou Trajano.

 

Ação Sindical e resistência

As participantes debateram a importância do fortalecimento da ação sindical voltada para a mulher trabalhadora como forma de fortalecer a resistência contra a Reforma Sindical. “Em diversos setores do Ramo Vestuário, a maioria da base é composta por mulheres e é preciso que a ação sindical tenha um olhar específico  e contemple pautas que representem esta realidade”, avaliou Maria Regina Lessa, Secretária de Mulheres da CNTRV.

O Encontro pautou ainda a luta contra a Reforma da Previdência que já retornou à pauta do Congresso.

Além da presidenta da CNTRV,  Cida Trajano, participaram do Encontro (pelo Ramo Vestuário da CUT) as sindicalistas Regina Lessa (Secretária de Mulher da CNTRV e dirigente do Sindicato dos Calçadistas de Fortaleza/CE), Arlete Santos (Secretária de Igualdade Racial da CNTRV e diretora do STI Couro e Artefatos de Ipirá/BA), Paula Proença (Secretária Geral da Fetracovest e presidenta do Sindicato do Vestuário de Sorocaba/SP), Fernanda Viana (Assessora do STI Vestuário de Sorocaba) e Elaine Silva (dirigente do STI Vestuário de Sorocaba).  

Título: Macrossetor: Mulheres debatem impactos da Reforma Trabalhista, Conteúdo: São Paulo: O Macrossetor da Indústria da CUT, que reúne os ramos vestuário, químico, alimentação, metalúrgico, construção civil e mobiliário, realizou um Encontro de Mulheres para debater ações contra os impactos da Reforma Trabalhista à mulher trabalhadora. A atividade ocorreu na sede da Central Única dos Trabalhadores, CUT, nesta terça-feira, 21. Cida Trajano, presidenta da CNTRV. falou às participantes sobre os prováveis impactos da Reforma Trabalhista nos setores que compõem o Ramo Vestuário. Dentre as maiores preocupações estão a terceirização, a legalização do trabalho home office (que representa o aprofundamento da precarização das relações trabalhistas em setores como calçados e confecções), a permanência de mulheres grávidas e lactantes em locais insalubres, o fim da obrigatoriedade do intervalo para amamentação e o trabalho intermitente. “Lamentavelmente, a Reforma Trabalhista é ainda mais cruel para as mulheres. Esta legislação escancara as portas para o trabalho precário e poderá reduzir ainda mais a renda das mulheres trabalhadoras, que já é inferior à dos homens em diversos setores produtivos, dentre eles, a indústria”, ressaltou Trajano.   Ação Sindical e resistência As participantes debateram a importância do fortalecimento da ação sindical voltada para a mulher trabalhadora como forma de fortalecer a resistência contra a Reforma Sindical. “Em diversos setores do Ramo Vestuário, a maioria da base é composta por mulheres e é preciso que a ação sindical tenha um olhar específico  e contemple pautas que representem esta realidade”, avaliou Maria Regina Lessa, Secretária de Mulheres da CNTRV. O Encontro pautou ainda a luta contra a Reforma da Previdência que já retornou à pauta do Congresso. Além da presidenta da CNTRV,  Cida Trajano, participaram do Encontro (pelo Ramo Vestuário da CUT) as sindicalistas Regina Lessa (Secretária de Mulher da CNTRV e dirigente do Sindicato dos Calçadistas de Fortaleza/CE), Arlete Santos (Secretária de Igualdade Racial da CNTRV e diretora do STI Couro e Artefatos de Ipirá/BA), Paula Proença (Secretária Geral da Fetracovest e presidenta do Sindicato do Vestuário de Sorocaba/SP), Fernanda Viana (Assessora do STI Vestuário de Sorocaba) e Elaine Silva (dirigente do STI Vestuário de Sorocaba).  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.