IndustriALL Global Union e H&M firmam acordo mundial

Ação prevê marco regulatório para preservação de direitos aos trabalhadores das indústrias fornecedoras da marca

Escrito por: João Andrade, Comunicação CNTV • Publicado em: 26/01/2016 - 14:31 Escrito por: João Andrade, Comunicação CNTV Publicado em: 26/01/2016 - 14:31

A marca suéca de confecção H&M (Hennes & Mauritz, assinou acordo global para preservação dos direitos dos trabalhadores de toda sua cadeia de fornecimento. A H&M é uma das maiores marcas de varejo do mundo e há 3 anos ensaia abrir lojas nos principais shoppings do Brasil.

 

O Acordo Marco Global (AMG) foi firmado pela IndustriALL Global Union, uma organização sindical mundial que representa cerca de 50 milhões de trabalhadores, a qual a CNTV/CUT é filiada,  e pelo sindicato suéco  IF Metall. A iniciativa atingirá 1,6 milhões de trabalhadores em todo o planeta e 1900 fábricas de onde a H&M compra seus produtos.

 

Segundo o Secretário Geral da IndustriALL, Jyrki Raina, o Acordo abre um novo capítulo nas relações entre a IndustriALL Global Union e a H&M. “Ele consolida o caminho para uma indústria de confecção sustentável, com mão de obra sindicalizada, relações de trabalho construtivas, salários dignos através das convenções coletivas e ambiente de trabalho seguros”, afirmou.

 

O Acordo prevê a instalação de comissões nacionais de acompanhamento que, inicialmente, serão instaladas no Camboja, Bangladesh, Mienmar e Turquia com objetivo de garantir sua aplicação.

 

ACORDOS MARCO GLOBAIS

 

Os Acordos Marco Globais (AMG) protegem os interesses dos trabalhadores empregados em todos os setores das empresas multinacionais. Eles são negociados em nível mundial por sindicatos e empresas e estabelecem as melhores normas possíveis sobre os direitos dos trabalhadores, saúde e segurança e princípios nas relações de trabalho, independente das normas vigentes num país específico.

               

                

Título: IndustriALL Global Union e H&M firmam acordo mundial, Conteúdo: A marca suéca de confecção H&M (Hennes & Mauritz, assinou acordo global para preservação dos direitos dos trabalhadores de toda sua cadeia de fornecimento. A H&M é uma das maiores marcas de varejo do mundo e há 3 anos ensaia abrir lojas nos principais shoppings do Brasil.   O Acordo Marco Global (AMG) foi firmado pela IndustriALL Global Union, uma organização sindical mundial que representa cerca de 50 milhões de trabalhadores, a qual a CNTV/CUT é filiada,  e pelo sindicato suéco  IF Metall. A iniciativa atingirá 1,6 milhões de trabalhadores em todo o planeta e 1900 fábricas de onde a H&M compra seus produtos.   Segundo o Secretário Geral da IndustriALL, Jyrki Raina, o Acordo abre um novo capítulo nas relações entre a IndustriALL Global Union e a H&M. “Ele consolida o caminho para uma indústria de confecção sustentável, com mão de obra sindicalizada, relações de trabalho construtivas, salários dignos através das convenções coletivas e ambiente de trabalho seguros”, afirmou.   O Acordo prevê a instalação de comissões nacionais de acompanhamento que, inicialmente, serão instaladas no Camboja, Bangladesh, Mienmar e Turquia com objetivo de garantir sua aplicação.   ACORDOS MARCO GLOBAIS   Os Acordos Marco Globais (AMG) protegem os interesses dos trabalhadores empregados em todos os setores das empresas multinacionais. Eles são negociados em nível mundial por sindicatos e empresas e estabelecem as melhores normas possíveis sobre os direitos dos trabalhadores, saúde e segurança e princípios nas relações de trabalho, independente das normas vigentes num país específico.                                 



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.