Entidades discutem plano de ação para proteção dos direitos dos trabalhadores na indústria da América Latina e Caribe

CNTRV participou do encontro regional realizado no Peru

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 18/06/2019 - 11:19 • Última modificação: 18/06/2019 - 21:07 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 18/06/2019 - 11:19 Última modificação: 18/06/2019 - 21:07

Divulgação

                Lima – Nos dias 12 e 13 de junho, a presidenta da CNTRV, Cida Trajano, e a dirigente Paula Proença, participaram da “Reunião Regional do Macrossetor da Indústria Rápida da IndustriALL Global Union América Latina e Caribe”. A atividade reuniu representantes de 11 países, incluindo o Brasil. “Dialogamos sobre o sistema global de produção nos setores compreendidos como indústria rápida e definimos uma estratégia unificada para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. No Brasil, vivemos um momento de desmonte dos direitos e de aumento da precarização nas relações de trabalho e nosso grande desafio é ampliar a representação sindical e garantir direitos frente à reforma trabalhista de 2017”, conta Cida Trajano.

                O termo “indústria rápida”, do espanhol “indústria ligera”, se refere ao processo secundário da indústria, ou seja, quando o produto sai da fábrica direto para o consumo prioritário de todos os habitantes do planeta. Se refere a produtos como roupas, calçados, eletrônica, tecnologia, informação e comunicação.

 

Indústria 4.0

                Paula Proença relata que debates entre Brasil, Argentina e Uruguay, geraram um senso comum de que a Indústria 4.0 ainda é uma realidade distante, pelo menos nesses países. “É preciso implementar um debate tripartite entre trabalhadores, empresários e governos, para que tenhamos condições de nos preparar para as novas tecnologias que já estão sendo implementadas nos países mais desenvolvidos. O processo produtivo está em transformação em todo o mundo e é uma questão de tempo para que seus impactos cheguem até o Brasil e outros países da América Latina e Caribe”, analisou a sindicalista.

Confira fotos do evento:

Participantes manifestaram apoio ao ex-presidente Lula Participantes manifestaram apoio ao ex-presidente Lula

Título: Entidades discutem plano de ação para proteção dos direitos dos trabalhadores na indústria da América Latina e Caribe, Conteúdo:                 Lima – Nos dias 12 e 13 de junho, a presidenta da CNTRV, Cida Trajano, e a dirigente Paula Proença, participaram da “Reunião Regional do Macrossetor da Indústria Rápida da IndustriALL Global Union América Latina e Caribe”. A atividade reuniu representantes de 11 países, incluindo o Brasil. “Dialogamos sobre o sistema global de produção nos setores compreendidos como indústria rápida e definimos uma estratégia unificada para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. No Brasil, vivemos um momento de desmonte dos direitos e de aumento da precarização nas relações de trabalho e nosso grande desafio é ampliar a representação sindical e garantir direitos frente à reforma trabalhista de 2017”, conta Cida Trajano.                 O termo “indústria rápida”, do espanhol “indústria ligera”, se refere ao processo secundário da indústria, ou seja, quando o produto sai da fábrica direto para o consumo prioritário de todos os habitantes do planeta. Se refere a produtos como roupas, calçados, eletrônica, tecnologia, informação e comunicação.   Indústria 4.0                 Paula Proença relata que debates entre Brasil, Argentina e Uruguay, geraram um senso comum de que a Indústria 4.0 ainda é uma realidade distante, pelo menos nesses países. “É preciso implementar um debate tripartite entre trabalhadores, empresários e governos, para que tenhamos condições de nos preparar para as novas tecnologias que já estão sendo implementadas nos países mais desenvolvidos. O processo produtivo está em transformação em todo o mundo e é uma questão de tempo para que seus impactos cheguem até o Brasil e outros países da América Latina e Caribe”, analisou a sindicalista. Confira fotos do evento:



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.