CNTV/CUT protesta em Sorocaba contra machismo de promotor público

Jorge Marum usou facebook para tirar sarro

Escrito por: João Andrade (Comunicação CNTV) • Publicado em: 12/11/2015 - 09:22 Escrito por: João Andrade (Comunicação CNTV) Publicado em: 12/11/2015 - 09:22

Dezenas de lideranças feministas de Sorocaba realizaram na tarde desta terça-feira, dia 10, um protesto contra o Procurador Público Estadual Jorge Marum. O ato aconteceu após publicação de um comentário em sua página pessoal do facebook afirmando que a  “mulher não nasce mulher, nasce uma baranga francesa que não toma banho, não usa sutiã e não se depila”. Marum teria usado seu comentário para desqualificar o tema da redação do ENEM, que em 2015 foi sobre o aumento da violência contra a mulher. “Fiz uma ironia”, afirma em sua retratação.

 

O protesto foi pacífico e reuniu cerca de 70 mulheres ligadas à CUT, movimentos sociais e estudantil. A CNTV-CUT e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região participaram da atividade. “O momento é de muita luta contra o machismo. Atitudes como estas, deste promotor, revela a imaturidade do Estado para tratar da questão dos direitos das mulheres brasileiras. Se, de um lado, o Governo Federal cumpre seu papel e coloca sete milhões de jovens para refletir sobre a violência contra a mulher por meio da prova do ENEM, por outro,  pessoas públicas como o Promotor Jorge Marum e o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, se movimentam na contramão das ideias progressistas, tentando implementar uma agenda conservadora baseada no machismo, no homofobismo e em toda forma de preconceito que ainda persiste em nosso país”, comenta Márcia Viana, diretora de comunicação da CNTV/CUT.

 

A OAB também repudiou a atitude do promotor Jorge Marun. Em nota pública, o órgão considerou o fato “jocoso, sexista e discriminatório. O ato aconteceu em frente o prédio do Ministério Público Estadual de Sorocaba. “Se for necessário faremos outros protestos”, afirmaram as manifestantes ao encerrar a atividade.  

Título: CNTV/CUT protesta em Sorocaba contra machismo de promotor público, Conteúdo: Dezenas de lideranças feministas de Sorocaba realizaram na tarde desta terça-feira, dia 10, um protesto contra o Procurador Público Estadual Jorge Marum. O ato aconteceu após publicação de um comentário em sua página pessoal do facebook afirmando que a  “mulher não nasce mulher, nasce uma baranga francesa que não toma banho, não usa sutiã e não se depila”. Marum teria usado seu comentário para desqualificar o tema da redação do ENEM, que em 2015 foi sobre o aumento da violência contra a mulher. “Fiz uma ironia”, afirma em sua retratação.   O protesto foi pacífico e reuniu cerca de 70 mulheres ligadas à CUT, movimentos sociais e estudantil. A CNTV-CUT e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região participaram da atividade. “O momento é de muita luta contra o machismo. Atitudes como estas, deste promotor, revela a imaturidade do Estado para tratar da questão dos direitos das mulheres brasileiras. Se, de um lado, o Governo Federal cumpre seu papel e coloca sete milhões de jovens para refletir sobre a violência contra a mulher por meio da prova do ENEM, por outro,  pessoas públicas como o Promotor Jorge Marum e o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, se movimentam na contramão das ideias progressistas, tentando implementar uma agenda conservadora baseada no machismo, no homofobismo e em toda forma de preconceito que ainda persiste em nosso país”, comenta Márcia Viana, diretora de comunicação da CNTV/CUT.   A OAB também repudiou a atitude do promotor Jorge Marun. Em nota pública, o órgão considerou o fato “jocoso, sexista e discriminatório. O ato aconteceu em frente o prédio do Ministério Público Estadual de Sorocaba. “Se for necessário faremos outros protestos”, afirmaram as manifestantes ao encerrar a atividade.  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.