Ceará: Democrata paralisa suas atividades e demite trabalhadores

Confira nota do Sindicato dos Sapateiros do Ceará

Escrito por: Redação STI Calçados do Ceará • Publicado em: 02/04/2020 - 16:21 • Última modificação: 02/04/2020 - 16:55 Escrito por: Redação STI Calçados do Ceará Publicado em: 02/04/2020 - 16:21 Última modificação: 02/04/2020 - 16:55

STI Sapateiros do Ceará

A diretoria do Sindicato dos Sapateiros do Ceará vem, por meio desta nota, divulgar que a empresa Democrata Calçados resolveu paralisar suas atividades nas unidades situadas nos municípios de Camocim e Santa Quitéria.

Com a paralisação, cerca de 1800 trabalhadores serão demitidos e o aviso prévio começará a contar a partir do dia 1 de abril.

O sindicato comunica ainda que foram dias de intensa negociação e muito diálogo entre a entidade e a patronal. Em todas as ocasiões o sindicato apresentou alternativas, com o objetivo de resguardar os direitos dos trabalhadores, além de buscar assegurar o vínculo empregatício evitando que houvesse um processo de demissão em massa.

É importante que todos os trabalhadores saibam que o sindicato não mediu esforços na luta pela manutenção dos empregos. Foram realizados inúmeros contatos com autoridades políticas para intermediar diálogo com as administrações municipais. Todavia, a empresa não acatou nenhuma das sugestões realizadas pelo sindicato e nesta terça-feira (31/03), comunicando sua decisão final pela suspensão de sua produção e, como consequência, o desligamento de todos os trabalhadores, exceto aqueles que, segundo a Consolidação da Legislação Trabalhista (CLT), gozam de estabilidade.

Estamos vivenciando um cenário muito difícil. Por um lado temos a pandemia de coronavírus, que impõe diversas restrições e cuidados; por outro, temos o avanço da crise econômica que, de certo, afetará as condições de vida da classe trabalhadora. Parafraseando o grande lutador social, Karl Marx, "em momentos de crise, os capitalistas sofrem danos em seus lucros, os trabalhadores em sua existência".

Junto a tudo isto, temos um enorme problema político, afinal, o presidente Bolsonaro finge não haver qualquer risco à saúde do povo trabalhador, mesmo os números mostrando o avanço da Covid-19 no país e, em especial, no Ceará.

A inércia de Bolsonaro é tamanha que até o momento o presidente não assinou nenhum decreto em defesa dos empregos e dos salários, nenhum benefício foi concedido aos trabalhadores, e, não bastasse tudo isso, ele chegou a se opor à aprovação do projeto de ajuda financeira aos trabalhadores informais e autônomos, aprovado pela Câmara Federal e pelo Senado. Destacamos que o sindicato prosseguirá na luta, em defesa do emprego e dos direitos do povo trabalhador. O momento é de luta, de resistência e, principalmente, de unidade da classe trabalhadora contra os ataques em curso.

Esperamos, passada a pandemia e o período de quarentena, reunir presencialmente com todos os trabalhadores, oportunidade que teremos para trocar mais informações e acompanhar de perto todo o desenrolar dos fatos. Em breve divulgaremos mais informações acerca do agendamento das rescisões contratuais.

Seguimos na luta!
Por emprego, salário e dignidade!
Nenhum direito a menos!
 

Título: Ceará: Democrata paralisa suas atividades e demite trabalhadores, Conteúdo: A diretoria do Sindicato dos Sapateiros do Ceará vem, por meio desta nota, divulgar que a empresa Democrata Calçados resolveu paralisar suas atividades nas unidades situadas nos municípios de Camocim e Santa Quitéria. Com a paralisação, cerca de 1800 trabalhadores serão demitidos e o aviso prévio começará a contar a partir do dia 1 de abril. O sindicato comunica ainda que foram dias de intensa negociação e muito diálogo entre a entidade e a patronal. Em todas as ocasiões o sindicato apresentou alternativas, com o objetivo de resguardar os direitos dos trabalhadores, além de buscar assegurar o vínculo empregatício evitando que houvesse um processo de demissão em massa. É importante que todos os trabalhadores saibam que o sindicato não mediu esforços na luta pela manutenção dos empregos. Foram realizados inúmeros contatos com autoridades políticas para intermediar diálogo com as administrações municipais. Todavia, a empresa não acatou nenhuma das sugestões realizadas pelo sindicato e nesta terça-feira (31/03), comunicando sua decisão final pela suspensão de sua produção e, como consequência, o desligamento de todos os trabalhadores, exceto aqueles que, segundo a Consolidação da Legislação Trabalhista (CLT), gozam de estabilidade. Estamos vivenciando um cenário muito difícil. Por um lado temos a pandemia de coronavírus, que impõe diversas restrições e cuidados; por outro, temos o avanço da crise econômica que, de certo, afetará as condições de vida da classe trabalhadora. Parafraseando o grande lutador social, Karl Marx, em momentos de crise, os capitalistas sofrem danos em seus lucros, os trabalhadores em sua existência. Junto a tudo isto, temos um enorme problema político, afinal, o presidente Bolsonaro finge não haver qualquer risco à saúde do povo trabalhador, mesmo os números mostrando o avanço da Covid-19 no país e, em especial, no Ceará. A inércia de Bolsonaro é tamanha que até o momento o presidente não assinou nenhum decreto em defesa dos empregos e dos salários, nenhum benefício foi concedido aos trabalhadores, e, não bastasse tudo isso, ele chegou a se opor à aprovação do projeto de ajuda financeira aos trabalhadores informais e autônomos, aprovado pela Câmara Federal e pelo Senado. Destacamos que o sindicato prosseguirá na luta, em defesa do emprego e dos direitos do povo trabalhador. O momento é de luta, de resistência e, principalmente, de unidade da classe trabalhadora contra os ataques em curso. Esperamos, passada a pandemia e o período de quarentena, reunir presencialmente com todos os trabalhadores, oportunidade que teremos para trocar mais informações e acompanhar de perto todo o desenrolar dos fatos. Em breve divulgaremos mais informações acerca do agendamento das rescisões contratuais. Seguimos na luta! Por emprego, salário e dignidade! Nenhum direito a menos!  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.