Dirigentes avaliam projeto sobre igualdade de gênero desenvolvido em 2019

16/01/2020 - 14:40

Resultados e ações foram apresentados pelos sindicatos envolvidos

              Na última sexta-feira, dia 29, os sindicatos envolvidos no projeto  “Promover os Direitos Humanos e Fortalecer a Ação Sindical e a Igualdade de Gênero no Ramo Vestuário do Brasil” se reuniram em São Paulo para avaliar os resultados do percurso formativo e a mobilização que o projeto possibilitou entorno de seu tema.

                As atividades foram desenvolvidas nas regiões sul, sudeste e nordeste pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), em parceria com o Solidarity Center AFL-CIO e Instituto C&A.

 

Resultados

                Os/as dirigentes relataram diversos avanços na organização sindical e destacaram a visibilidade das pautas apontadas pelas trabalhadoras durante as atividades do Projeto. Resultados  como aumento da participação feminina nas direções e no quadro social dos sindicatos, aumento da sindicalização de mulheres e homens e inclusão de cláusulas específicas para o combate da desigualdade de gênero nas negociações coletivas, foram relatados pela grande maioria dos sindicatos participantes. “É claro que ainda é preciso avançar muito, mas sem sombra de dúvidas este projeto possibilitou uma das maiores mobilizações sindicais ocorridas neste ano em todo o país pela promoção da igualdade de gênero, especialmente no trabalho”, avaliou Cida Trajano, presidenta da CNTRV.

Cida Trajano parabanizou as direções dos sindicatos que se empenharam pra realizar o projeto em suas bases. Cida Trajano parabanizou as direções dos sindicatos que se empenharam pra realizar o projeto em suas bases.

             Para Jana Silverman, coordenadora de Projetos do Solidarity Center AFL-CIO, os resultados apresentados pelas entidades participantes significam que o Projeto foi assertivo. “Só o fato de saber que os sindicatos envolvidos estão promovendo (e muitos, avançando) nas negociações coletivas sobre igualdade de gênero e direitos das mulheres trabalhadoras, já é muito positivo. Outro ponto de destaque  foi a oportunidade que o Projeto deu para dezenas de mulheres sobre o despertar da consciência sobre  a violência de gênero nos locais de trabalho, mostrando que isso não é normal e deve ser combatido”,  afirmou.

 

 

Pesquisa

                O Instituto Observatório Social, uma das entidades parcerias no desenvolvimento do Projeto, apresentou um relatório fruto de uma pesquisa realizada com as mulheres participantes do Projeto. De forma sistematizada, o relatório apresenta um quadro sobre a realidade das trabalhadoras no ramo vestuário e destaca 71 tipos e subtipos de violência relatadas por elas nas rodas de conversa.

A pesquisadora do Instituto Observatório Social, Mariana Castro, apresentou a pesquisa realizada nas rodas de conversa. A pesquisadora do Instituto Observatório Social, Mariana Castro, apresentou a pesquisa realizada nas rodas de conversa.

O Projeto

                Iniciado em dezembro do ano passado, o Projeto foi uma iniciativa inédita no Brasil sob o ponto de vista de parceria do Instituto C&A com uma entidade sindical e levou o debate sobre igualdade de gênero nos locais de trabalho para pelo menos 10 sindicatos filiados à CNTRV em todo o Brasil.

                Dividido em três seminários regionais e rodas de conversa organizadas pelos sindicatos participantes, o Projeto envolveu cerca de 250 trabalhadoras e  trabalhadoras.

Tudi, do Instituto Observatório Social, acompanhou as atividades nas regiões e destacou a importância da sistematização de dados sobre violência de gênero nos locais de trabalho.Tudi, do Instituto Observatório Social, acompanhou as atividades nas regiões e destacou a importância da sistematização de dados sobre violência de gênero nos locais de trabalho.

BAIXE AQUI O RELATÓRIO NA ÍNTEGRA

BAIXE AQUI UM RESUMO DA PESQUISA

 

Mulheres de fibra:

O Instituto C&A produziu um documentário com mulheres sindicalistas participantes do projeto.

O filme foi lançado na reunião e pode ser assistido AQUI.

Para ver as fotos da reunião que encerrou o projeto clique AQUI.

Assista também o VÍDEO/ALBUM do Projeto.