Última reunião do ano do Macrossetor da Indústria da CUT: União e novas propostas para a classe trabalhadora

15/12/2017 - 19:51

Encontro aconteceu na sede da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT, CNRQ

A sede da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNRQ), em São Paulo, abrigou na manhã desta quinta-feira (14), a última reunião do Macrossetor da Indústria da CUT, que envolve os ramos Vestuário, Químico, Metalúrgico, Construção Civil e Alimentação. O Sinergia/CUT também participou da reunião que foi dividida em três momentos, onde inicialmente debateram-se pautas dos setores, após assuntos do Coletivo Jurídico do Macrossetor e para finalizar ações de atuação do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID/Brasil).

Para a presidenta da CNRQ, Lu Varjão, em função desta trágica permanência dos golpistas contra os trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil, 2018 vai requerer muita união nas propostas. “Vai ser um ano muito delicado para todos os setores, por isso precisamos atuar juntos, sobretudo por representarmos o Macrossetor. Vivemos um período de extrema dificuldade após a aprovação da Reforma Trabalhista e agora a Reforma da Previdência que extermina os direitos básicos de todos (as)”, afirma. Além disso, a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo do Vestuário (CNTRV), Cida Trajano, citou a sustentação financeira dos sindicatos. “Vamos administrar junto aos nossos sindicatos a melhor forma de manter as entidades. No nosso seminário em Feira de Santana, definimos que a CNTRV vai acompanhar a deliberação da CUT, por exemplo. Estaremos diariamente fomentando essa proposta nas bases, visando coerência e solução para enfrentar essa crise”, ressalta ela.

Sobre o Fórum Social Mundial, o representante do setor da Alimentação, Rafael Morelli, destaca a participação deste ramo. “É de suma importância a participação da Alimentação no evento para a realização de uma oficina que trate o tema sobre o alto número de envenenamento nos alimentos”, afirma Morelli. Já Paulo Cayres, representando os Metalúrgicos, trouxe a importância do debate dos conselhos do Sistema S no Brasil. “Estes conselhos foram criados pelo então presidente Lula, mas atualmente não estão democratizados. Na realidade, a verba deveria ir para os trabalhadores, em capacitações, entre outros. Mas o que ocorre é que os empresários estão utilizando desta verba para financiamento de campanhas. Além disso, convocamos todo povo brasileiro para o dia 19 de janeiro, em Porto Alegre, onde estará ocorrendo o julgamento do ex-presidente Lula, com uma aula pública sobre o julgamento no TRF-4”, diz.

O presidente da Federação dos Sapateiros/RS e também vice-presidente da CNTRV, João Batista Xavier, afirmou a necessidade de fortalecimento entre todos os ramos. “É muito importante que haja essa aproximação entre todos para levar esta solidez para as bases. Teremos problemas, mas realizando debates na categoria podemos traçar rumos relevantes para os sindicatos”, finalizou Batista após destaques na Campanha de Sindicalização da CUT. Vale ressaltar que o representante de um coletivo de oito sindicatos de Sinergia do Estado de São Paulo, que atua em mais de 500 municípios, Marcelo Fiorio, se fez presente na reunião, e colocou o setor a disposição do Macrossetor, formalizando nesta reunião o novo ramo participante deste grande grupo.

A última pauta do dia que engloba as ações do TID/Brasil, com a presença do presidente, Rafael Marques (CNM). Ele trouxe informações sobre o andamento da formalização do Instituto, bem como avanços do acordo comercial com a União Europeia, entre outros. “Temos uma grande necessidade de dar andamento ao projeto, como por exemplo, a formação do corpo técnico para incluir a academia no nosso planejamento, entre outras necessidades”, ressalta. Ao final da reunião, a logomarca do TID/Brasil foi escolhida pelos presentes e encerrou com chave de ouro com encaminhamentos valorosos para cada categoria.