Calçadistas do Ceará debatem reforma trabalhista, sindicalização e negociação coletiva

20/09/2019 - 17:46

Roda de conversa foi promovida pela CNTRV por meio de projeto realizado em parceria com o Solidarity Center da AFL-CIO, com apoio da Fundação C&A

O Sindicato dos Calçadistas do Ceará, em parceria com a CNTRV, realizou no último sábado (14) a segunda etapa do projeto "Promover os Direitos Humanos e Fortalecer a Ação Sindical e a Igualdade de Gênero no Setor Vestuário do Brasil".

Os participantes debateram os impactos da reforma trabalhista na categoria e na sociedade e reforçaram a importância da ação sindical, sindicalização e mobilização dos trabalhadores e trabalhadores."Identificamos as mudanças no mundo do trabalho e seus  principais impactos na ação sindical e na proteção dos direitos. A reforma trabalhista retirou direitos dos calçadistas e a crise econômica está aprofundando o desemprego. Esse diálogo é fundamental para o fortalecimento da luta, da organização e resistência da classe trabalhadora, destacou Regina Lessa, secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CNTRV, que fez a abertura do evento.

 

Sindicalização e negociação coletiva

Durante a roda de conversa, os participantes discutiram estratégias para ampliação da sindicalização como forma de fortalecer as reivindicações da categoria. Negociação coletiva e proteção ao emprego e aos direitos também foram temas levantados pela turma, composta por dirigentes do Sindicato dos Calçadistas do Ceará  e trabalhadores/as da base.